segunda-feira, 4 de novembro de 2013

1° Copa "Lorival de Lima"



Foi realizado ontem - dia 3/11 - no Shopping Poços de Caldas, a 1° Copa Interclubes "Lorival de Lima".

Estiveram presentes 4 clubes: Sociedade Mineira, anfitriã do evento, e os convidados Associação Riopardense de Futmesa, de São José do Rio Pardo, Clube do Botão, de Campinas, e Clube XV de Agosto, de Socorro, terra do homenageado Lorival de Lima.

Foram usadas as novas bolinhas de Micro Fibra "MF200", mais uma vez aprovada por todos os participantes.

Lorival de Lima


Para nos dizer quem foi o Sr. Lorival de Lima, ninguém melhor do que Sr. Cássio, seu amigo de longa data. Segue abaixo palavras ditas por Cássio sobre o Sr. Lorival:

"Fabricante, ou melhor, artesão, confeccionava botões desde os anos 70. Era conhecido no meio botonístico como Gepeto, muito disso por suas inovações. Como ele era ferramenteiro, desenvolveu suas próprias ferramentas, o que proporcionava times de melhor qualidade e rapidez na fabricação. Começou seu trabalho em São Paulo no bairro da Aclimação depois mudando para o bairro do Belenzinho, onde entregava todo sábado ao menos 20 times e alguns goleiros fabricados durante a semana. Era um ótimo lugar para encontrar amigos nas manhãs de sábado. Depois mudou para Entre Rios de Minas (cidadezinha cerca de 100km de Belo Horizonte), onde ficou pouco tempo. E nos últimos 15 anos morou e tinha sua fábrica em Socorro/SP. Embora tenha fabricado botões para todas as regras, a maior parte de seus fregueses, hoje órfãos, são jogadores da regra de 12 toques. Com certeza foi o melhor fabricante de botões para a regra de 12 toques e não há um estado brasileiro que não tenha recebido um de seus times. Durante muitos anos também foi o fornecedor oficial das bolinhas oficiais o que lhe causou uma artrite nos dedos das suas mãos devido ao modo artesanal pelo qual as fabricava. Ele enviou times para diversos países como Estados Unidos, Japão, Inglaterra, México, Itália e Hungria, esse último depois que um campeonato mundial que foi realizado lá e a regra de 12 toques foi apresentada aos húngaros. Sempre confiou na divulgação boca a boca e nunca mergulhou nas modernidades da tecnologia criando sites, blogs, etc. O inusitado deste fabricante é que ele não praticava o futebol de mesa, só produzia os botões para os outros jogarem. Até hoje a regra de 12 toques está de luto."

O Torneio

Todos os clubes se enfrentaram em turno único, sendo que cada confronto teve 2 rodadas.

Na primeira rodada, a Sociedade Mineira foi derrotada pelo XV de Agosto por 14x8. No outro confronto, vitória do Clube do Botão sobre a Associação Riopardense por 13x7.

Na segunda rodada, o Clube do Botão venceu a Sociedade Mineira por 15x6, e no outro jogo mais uma vitória do XV de Agosto, desta vez sobre a Associação Riopardense: 13x10.

Pelo sistema de disputa combinado previamente, os 2 melhores se enfrentariam numa final. Mas, já que o confronto final seria entre os 2 clubes já classificados, optamos por fazer o jogo completo, com 4 rodadas.

Sendo assim, a final foi feita entre o XV de Agosto e o Clube do Botão, enquanto a Sociedade Mineira e Associação Riopardense disputavam a 3°colocação.

Na disputa de 3°, Rio Pardo saiu na frente: 9x3 na primeira rodada. Na segunda a Sociedade Mineira reagiu, venceu por 7x4, mas na terceira mais uma derrota, desta vez por 6x3. E com o empate por 6x6 na última rodada, o placar final ficou 25x19 para a Associação Riopardense.

A grande final entre Clube do Botão e XV de Agosto começou com o empate por 5x5. Na segunda rodada o XV abriu grande vantagem, vencendo por 10x1. O Clube do Botão esboçou uma reação na 3° rodada ao vencer por 7x4, mas o XV de Agosto confirmou o título ao vencer a última rodada por 9x3. Placa final: 28x16






Classificação Final:

Campeão - XV de Agosto - Socorro/SP
Vice - Clube do Botão - Campinas/SP
3° - Associação Riopardense Futmesa - São José do Rio Pardo/SP
4° - Sociedade Mineira - Poços de Caldas/MG

XV de Agosto: Lei, Cassio, Carlos, Guilherme, Rodolfo e Zé Gustavo
Clube do Botão: J. P. Gall, Antonio Carlos, Sérgio e Rafael

Associação Riopardense: Evanir, Alfredo, Burilli, Eduardo e Capitelli


Sociedade Mineira: Daniel, Carioca, Hélio e Fernando


Nenhum comentário:

Postar um comentário