terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

DIA DO BOTONISTA


Ontem, dia 14 de fevereiro, comemoramos o DIA DO BOTONISTA, e nós, da Sociedade Mineira, não poderíamos deixar de prestar uma homenagem a esse dia especial e à essa pessoa que nos propiciou praticarmos nosso esporte favorito.
Há exatos 100 anos nascia o Sr. Geraldo Cardoso Décourt, ou simplesmente Geraldo Décourt. Brasileiro, foi pintor, escritor, compositor e ainda o inventor do futebol de botão, ou o futebol de mesa, como queiram.

QUEM FOI GERALDO DECOURT

Nasceu em Campinas, e a data de seu nascimento foi oficializado pelo governador de São Paulo Geraldo Alckmin, em 2001, como o "dia do botonista".
Geraldo Cardoso Décourt é, segundo a maioria, o precursor do que nós conhecemos hoje como futebol de mesa no Brasil. Por volta de 1929, Décourt deu o nome de "Celotex", que era o material usado para a confecção das mesas, ao jogo, que ali tinha o seu início enquanto esporte, inclusive com o lançamento do primeiro livro de regras.
Décourt foi um incansável divulgador e organizador de eventos de futebol de mesa, o que propiciou o desenvolvimento do esporte, assim como sua popularização. Faleceu em maio de 1998.

A Sociedade Mineira prestou uma pequena homenagem à essa data com o a realização de um breve torneio no domingo, dia 13, pela manhã. Alguns atletas (Fernando, Carioca e Igor) estavam cansados, já que haviam acabado de chegar de uma viagem até Franca, onde se encontraram com nossos amigos do Uberaba Sport Club, e realizaram um torneio amistoso entre os 2 clubes (estamos aguardando as fotos para fazer a matéria deste torneio).
Neste torneio, participaram Daniel, Hélio, Fernando, Carioca e Igor.

Resultados:
Daniel 3 x 2 Igor
Helio 1 x 1 Carioca

Helio 0 x 1 Igor
Daniel 5 x 1 Fernando

Carioca 0 x 2 Igor
Fernando 4 x 2 Helio

Fernando 4 x 2 Carioca
Helio 0 x 4 Daniel

Daniel 4 x 1 Carioca
Igor 2 x 4 Fernando

Classificação Final:
1° - Daniel - 12 pts
2° - Fernando - 9 pts
3° - Igor - 6 pts
4° - Carioca - 1 pt (saldo -7, gols pro 4)
5° - Helio - 1pt (saldo -7, gols pro 3)

Em setembro, a Sociedade Mineira promete organizar um grande evento para celebrar essa data especial para todos os botonistas.

Um comentário:

  1. E o Carioca não vence seu Hélio de jeito nenhum... rsrsrsrs. Carioca, tá com medo de perder a mesada de seu pai???? rsrsrsrsrs.
    seu Hélio, para de maltratar o Carioca, por favor!!!!!!

    Fred

    ResponderExcluir