Um final de semana histórico e inesquecível para o futebol de mesa mineiro. Talvez esta seja a melhor definição sobre o que aconteceu dentro do Estádio Mineirão, na capital mineira, neste último final de semana.
Nos dias 4 e 5 de abril foi realizado a 1° Copa Mineirão de Futebol de Mesa. O evento - uma parceria entre a FEFUMEMGE e a Minas Arena - contou com mais de 120 participantes, entre funcionários do Museu do Futebol e da Minas Arena, botonistas federados e estudantes de escolar públicas de Belo Horizonte.
Esta foi a primeira vez que o "gigante da Pampulha", acostumado a receber os craques do futebol nacional e mundial, recebeu um torneio de futebol de mesa. Outro fato marcante foi a realização de torneios das modalidades 3 e 12 toques num mesmo local. No total, foram montadas 8 mesas de 3 toques e 12 mesas de 12 toques na Área Vip do estádio.
O dia 4 foi dedicado aos amadores e iniciantes. Pouco mais de 80 alunos - entre 8 e 12 anos - das escolas de BH estiveram presentes e, sob supervisão dos botonistas presentes e dos funcionários da Minas Arena, eles puderam conhecer e praticar o futebol de mesa por 2 horas. Muitos sequer conheciam o futmesa, outros até já ouviram falar, mas pouquíssimos praticavam. O olhar de fascinação dos garotos e garotas chamava a atenção. A dificuldade foi dos professores para tirá-los das mesas.
Logo em seguida, foi realizado o Torneio Amador para os Adultos. E a disputa foi acirradíssima. Na categoria "Aspirante", quase todos eram funcionários da Minas Arena. No final, o grande campeão foi Thiago Costa, diretor do Museu. Em segundo ficou Henrique e em 3° Luiza.
Thiago, campeão aspirante |
Henrique, vice-campeão |
Luiza, 3° colocada |
Na categoria principal o campeão foi Sr. Élcio. O segundo colocado foi Fabiano, e em terceiro Estevão
Sr. Élcio, campeão amador |
Fabiano, vice-campeão |
Estevão, 3° colocado |
No sábado foi vez dos 'profissionais'. Foram mais de 10 horas de disputa. No período da manhã, 24 botonistas disputaram o torneio da modalidade 3 toques. A novidade foi a estreia de Daniel (Sociedade Mineira), Zé Carioca e Beto (ambos da LBU) na modalidade.
Neste torneio, os botonistas foram divididos em 8 grupos de 3 cada (neste modalidade é necessário juíz). No final, o título ficou Vander Felipe, do Grêmio Mineiro/Belo Horizonte. Em segundo lugar ficou Leo Stumpf, do Tupi/Juiz de Fora, e em 3° Gustavo, do Grêmio Mineiro.
Pouco antes do início do torneio de 12 toques, os botonistas fizeram um Tour pelo estádio e pelo museu.
Logo em seguida começou o torneio de 12 toques. Também estiveram presentes 24 botonistas, com destaque para a grande participação dos botonistas de 3 toques.
Os botonistas foram divididos em 4 grupos de 6, que se enfrentaram em turno único, classificando-se para as categorias Ouro, Prata e Bronze.
No grupo A - o "grupo da morte" - Daniel se enroscou nas primeiras 2 rodadas, conseguiu reagir mas acabou ficando para a Série Prata. No grupo B, Igor fez uma boa campanha conseguindo passar para a Ouro terminando na 2° colocação. No grupo C, Carioca não teve maiores sustos e passou para a Ouro terminando na 1° colocação. Cid não fez boa campanha e ficou para a Bronze, terminando na 5° colocação. No grupo D, Hélio também ficou para a Bronze terminando na 5° colocação.
Logo nas quartas-de-final da Ouro nossos botonistas Carioca e Igor se enfrentaram. No final, empate em 4x4 e classificação para Carioca, que tinha melhor campanha. Nos outros confrontos, Vander eliminou seu companheiro de clube Alexandre (ambos do Grêmio) por 7x5, Pedro (São Lourenço) derrotou Stival (Uberaba) por 5x2 e Zé Carioca empatou com Beto (ambos de Uberlândia) por 1x1 com Zé jogando com a vantagem do empate.
Na Prata, Daniel enfretou Rafael (Liberdade/BH) e venceu por 6x3. Nos outros confrontos, Leo Stumpf (Juiz de Fora) venceu Benjamin (Grêmio/BH) por 8x3, Marcelo venceu Breno (ambos do Liberdade/BH) por 6x1 e Marcus (Juiz de Fora) derrotou Vianna (Grêmio/BH) por 7x0.
Na Bronze, Helio se classificou vencendo Carlos (Liberdade/BH) por 3x0. Cid também se classificou ao vencer Daniel (Liberdade/BH) por 2x0. Nos outros confrontos Julio (Uberlândia) venceu Rodrigo (Grêmio/BH) por 4x0 e Dimitri (São Lourenço) venceu Gustavo (Grêmio/BH) por 3x2.
Na semifinal da Ouro, Carioca venceu Zé Carioca e se classificou para a final contra Vander, que derrotou Pedro por 6x5.
Na Prata, Daniel venceu Leo Stumpf por 8x6, se classificando para a final contra Marcus, que derrotou Marcelo por 5x1.
Na Bronze, Hélio foi derrotado por Julio por 5x1 e Cid também saiu da disputa ao ser derrotado por Dimitri por 1x0.
Na grande final, Vander começou arrasador. Carioca até conseguiu uma reação, mas já não dava mais tempo. Com o placar de 5x3, Vander levantou sua 2° taça do dia.
Vander, Campeão da 3 e 12 toques |
Carioca, vice-campeão Ouro |
Na final da Prata, Daniel derrotou Marcus por 6x4 e ficou com o título.
Daniel, campeão Prata |
Na Bronze, vitória e título para Júlio, que derrotou Dimitri por 3x1.
Vale deixar aqui alguns agradecimentos especiais, à pessoas que muito contribuíram com o evento e com nossa participação nele.
Em primeiro lugar agradecemos à Minas Arena e ao Museu Brasileiro de Futebol, em especial ao Thiago Costa, que acreditou no trabalho desde nossa primeira conversa e não mediu esforços para que o evento fosse um sucesso. Também à toda equipe da Minas Arena - Luiza, Rivelle, John Maike, Thiago e demais que trabalharam muito conosco.
Ao Marcelo Virgílio, que além de trabalhar muito e correr atrás de todos os detalhes para que tudo corresse bem, ainda nos cedeu sua casa como alojamento.
Ao Vander, que se incumbiu de desmontar e remontar todas as mesas 3 toques (só que conhece as mesas sabe o trabalho que dá).
À Secretaria Municipal de Esportes de Poços de Caldas, que nos dado suporte em todas nossas viagens.
Agora nossos botonistas se preparam para o Campeonato Brasileiro Individual, que será realizado em Curitiba, nos dias 1 a 4 de maio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário