Essa é para você, que brincava de "futebol de botão" quando criança, no famoso "estrelão", usava tampas de relógios, botões da blusa da mãe, ou sei lá quais outras maneiras que só a mente criativa de uma criança é capaz de inventar para se divertir. Quem não sente saudades daquele tempo?
Pois é, muita gente ainda não sabe, mas a brincadeira de criança se tornou coisa séria.
O futebol de mesa, como é conhecido, está se expandindo a cada dia, por todo o país e por todo o mundo. Prova disso foi o ocorrido em meados de maio de 2009, quando foi disputado, na Hungria, o 1° Campeonato Mundial, tendo o Brasil como grande campeão.
A modalidade esportiva é reconhecida pelo Ministério do Esporte, e possui uma Confederação Brasileira e ainda a Federação Internacional, cuja presidência encontra-se no Brasil durante este mês de janeiro para organizar o 2° Campeonato Mundial , que deverá ser disputado no Brasil.
O futebol de mesa é praticado em 3 regras distintas: 1 toque (regra bahiana), 3 toques ( regra carioca) e 12 toques (regra paulista), sendo essa última a que conta com o maior número de adeptos.
Em Minas Gerais o esporte ainda é pouco divulgado, mas em outros estados, como São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná já existem grande clubes formando grandes atletas, e seus campeonatos são disputados por muitos atletas e em altíssimo nível. Temos em nosso estado poucos clubes, e a FEFUMEMGE (Federação de Futebol de Mesa de Minas Gerais) quer mudar esse cenário.
É neste cenário que nasceu, em 1° de janeiro de 2010, a SOCIEDADE MINEIRA DE FUTEBOL DE MESA, fundada por um grupo de amigos. O novo clube já está filiado a FEFUMEMGE, e irá participar das competições oficiais da Federação e já espera se classificar para a disputa dos principais torneios nacionais.
O clube deixa aqui o convite para os interessados, para que nos procurem e venham conhecer esse saudável esporte, onde o mais importante é fazer amigos e se divertir.
Parabéns ao Futebol de Mesa de Minas Geraais que dá mais um passo em busca da divulgação do esporte. O Fonseca Atlético Clube, de Niterói, RJ, estreita o laço de amizade com esta nova agremiação e já a considera como sua COIRMÃ. O bom disso tudo é que a história das duas agremiações estão escritas nas mesmas páginas, pois desde a fundação de seu departamento de futmesa, o FAC sempre foi apoiado pelo amigo e, merecidamente pelo que vem trabalhando a frente do departamento de 12 toques da FEFUMEMGE, Daniel Salles. O Fonseca AC alegra-se em ser o 1º clube de Futmesa a reconhecer a Sociedade Mineira de Futebol de Mesa.
ResponderExcluirAtenciosamente
Frederico de Andrade Martins - Diretor do departamento de Futebol de Mesa do Fonseca AC
Daniel, como nosso amigo Fred já disse, Parabéns ao Futebol de Mesa de Minas Gerais! São muitas pessoas apoiando Minas e com seu trabalho na FEFUMEMGE, tenho certeza, que o esporte só tem a crescer. O Sucesso do 1º Aberto em São Lourenço-MG, já marcou pontos para a disputa do ranking mineiro, e não só, pois o nível técnico dos botonistas aumentou concerteza, Minas Gerais será um tubarão no oceano desse esporte magnífico que é o Futebol de Mesa. Conte comigo pro que precisar meu amigo, forte abraço!
ResponderExcluir