segunda-feira, 5 de março de 2012

Futebol de mesa em Barcelona



No dia 28 de fevereiro, o presidente da Sociedade Mineira, Daniel Salles, esteve presente na sede da L'ACFB (Associació Catalana de Futbol Botons), na cidade de Barcelona (Espanha) afim de conhecer a modalidade praticada por eles e a estrutura da associação.

Marc Bosera, Daniel Salles e Jordi Soler
Apesar de alguma dificuldade na comunicação - em Barcelona se fala catalão, uma mistura de francês com espanhol - Daniel foi muito bem recebido pelos anfitriões Jordi Soler e Marc Bosera.

A modalidade praticada pelos catalães é bem diferentes da nossa, assim como os botões usados. Os botões são fabricados quase todos pelo presidente da Associação, Sr. Mar Bosera, que possui sua oficina na própria sede da associação. Os botões são bem menores que os nossos, o goleiro é um botão mais alto, a "pelota" é uma pastilha bem fina (muito parecida com um botão de camisa) com uma face reta e aoutra abaluada, e a baliza é bem mais baixa que a nossa.

A regra também é totalmente diferente, eles tentam reproduzir ao máximo algumas características do futebol de campo. Por exemplo, o atleta só pode continuar sua jogada caso seja efetuado um passe (a bola ter tocado em um outro botão de seu time), existe "obstrução" - tiro livre indireto - caso o adversário acione seu botão entre o atacante e a bola. Enfim, várias outras particularidades de regra.


O que mais marcou essa visita foi a organização da sede e dos campeonatos. Eles possuem uma bela sede, com grande espaço muito bem dividido entre mesas, sala de troféus, sala de reunião, até mesmo uma oficina onde são fabricados os botões e as mesas, além de uma copa, com sofá e geladeira.

Após assistir alguns jogos - estavam acontecendo vários jogos contando pontos para o campeonato interno - Daniel foi jogar com Jordi, depois com Marc. Após algumas partidas na regra catalã, Daniel apresentou os botões de 12 toques e de dadinho, os quais os catalães ficaram encantados com a beleza e qualidade do material.


Por fim, Jordi Soler e Marc Bosera receberam de presente nossa camisa oficial.

sala das mesas

oficina

nas paredes quadros com foto e escudo do clube de cada associado

mural com a classificação e tabela de jogos (1° e 2° divisão) e comunicados

entrada


Sr. Marc Bosera (presidente) recebendo nossa camisa
Quem quiser saber mais sobre a L'ACFB acesse o site http://www.futbolbotons.com/index.htm.


Nenhum comentário:

Postar um comentário