domingo, 14 de setembro de 2014

IV Copa Geraldo Decourt

Aconteceu ontem - dia 13 de setembro - a IV Copa Geraldo Decourt.

O torneio aconteceu na quadra do SESC Poços de Caldas, contando com a presença de 24 botonistas, vindos de 9 clubes dos estados de Minas Gerais (Sociedade Mineira, Uberaba Sport e Associação São Lourenço) e São Paulo (Associação Riopardense, Associação Botucatuense, Noroeste, Nacional, XV de Agosto, Meninos.



Os botonistas foram divididos em 3 grupos, que se enfrentaram entre si buscando a classificação para a fase final.

No grupo 1, destaque para Golhv (Botucatu) que liderou a chave com 16 pontos, seguido por Sérgio Castilho (Noroeste), Fernando (Sociedade Mineira)

Grupo 1

1°- Golhv/Botucatu - 16pts
2°- Sergio/Noroeste - 15
3°- Fernando/Sociedade Mineira - 12
4°- Paulo Jerônimo/Nacional - 10 (saldo 3)
5°- Claudio/Sociedade Mineira - 10 (saldo 0)
6°- Daniel/Sociedade Mineira - 8
7°- Henrique/Rio Pardo - 4
8°- Evanir/Rio Pardo - 3

No grupo 2, destaque para Capitelli (Rio Pardo), que encerrou a fase com 17 pontos, seguido por Antonio Carlos Rodrigues (XV de Agosto) e Cássio (Meninos). Sr Hélio não pode participar de todas as partidas e não teve seus pontos computados

Grupo 2

1°- Capitelli/Rio Pardo - 17pts
2°- A C Rodrigues/XV Agosto - 16
3°- Cassio/Meninos - 15
4°- Ton/Noroeste - 10
5°- Alfredo/Rio Pardo - 9
6°- Carioca/Sociedade Mineira - 7
7°- Dimitri/São Lourenço - 5
8° - Hélio/Sociedade Mineira - 0

No grupo3, o líder por Antonio Carlos Sammartino (Xv de Agosto), seguido por Igor (Sociedade Mineira) e Márcio (Nacional)

Grupo 3

1°- A C Sammartino/XV Agosto - 17pts
2°- Igor/Sociedede Mineira - 16
3°- Márcio/Nacional - 15
4°- Stival/Uberaba - 14
5°- Ramon/Botucatu - 9
6°- Giovani/Rio Pardo - 6
7°- Burilli/Rio Pardo - 2
8°- Clóvis/Rio Pardo - 1

Na fase final, os confrontos foram eliminatórios. Os 8 melhores se classificaram para a ouro, ficando assim os resultados das quartas-de-final

Capitelli 5x5 Sergio (vantagem empate: Capitelli)
Sammartino 3x4 Márcio
Igor 3x7 Cássio
Golhv 3x4 Rodrigues

Na prata, os resultados foram:
Stival 4x3 Daniel
Fernando 5x1 Alfredo
Ton 4x2 Ramon
Paulo 3x1 Cláudio

E na bronze:
Carioca 3x0 Helio
Giovani 2x2 Clóvis (vantagem empate: Giovani)
Dimitri 3x7 Burilli
Henrique 2x1 Evanir

O marco negativo do torneio foi o problema no final do jogo entre Capitelli e Sergio Castilho. Faltando pouquíssimos segundos para terminar o jogo, Capitelli marca o gol de empate, que o classificava para as semifinais. No intuito de agilizar a saída e ainda tentar o chute final, Sérgio não armou seu time da maneira correta, deixando de posicionar um de seus botões ponteiros de ataque, que permaneceu em seu campo de ataque. No momento, Capitelli pediu reversão no lance, tentando impedir a continuidade da jogada, porém Sérgio não aceitou e a continuou. Daniel, organizador do evento, que jogava na mesa ao lado, foi chamado por Capitelli para esclarecer o lance, porém Daniel não conhecia este detalhe da regra (punição para este tipo de acontecimento) e assim autorizou sua continuidade. Mesmo sem aceitação de Capitelli, Sérgio prosseguiu a jogada e marcou o gol. Logo em seguida o relógio apitou. Capitelli alegou mais uma vez que a jogada foi irregular. Aí gerou-se a grande confusão. "Eu nunca vi alguém não posicionar seu time na saída nestes meus 7 anos de futmesa, mesmo estando com pressa. Eu não sabia como proceder, até porque também estava jogando, estava empatando meu jogo e ainda buscava meu gol da vitória e da classificação" - alegou Daniel. O torneio foi paralisado, foi formado uma comissão com os representantes de cada clube participante, onde Daniel explicou mais uma vez o lance e solicitou uma votação para definição da jogada (os clubes envolvidos - Noroeste e Associação Riopardense - não estiveram presentes nessa comissão por serem parte envolvida). E, com 5 votos contra 2, ficou decidido a não validação da jogada e consequentemente não validação do gol de Sério Castilho, mantendo o placar do jogo em 5x5 e classificação de Capitelli. Sérgio Castilho, não aceitando a decisão tomada, retirou seu time e as bolinhas de todas as mesas. Sérgio Castilho é o fabricante das bolinhas desta modalidade, e havia emprestado as bolinhas para o torneio em troca de sua taxa de inscrição. As bolinhas que estavam sendo usadas neste torneio eram uma bolinha-teste, segundo o fabricante com uma prensagem a mais, mas segundo ele sem alterar qualquer característica (peso, rolagem, etc)

Com isso, foi necessária a colocação de outras bolinhas, recém adquiridas pela organização.

Mesmo com o clima festivo já abalado, o torneio continuou.

Nas semifinais da Ouro, Antonio Carlos Rodrigues derrotou Capitelli por 5x3. No outro confronto, Cássio garantiu sua vaga ao derrotar Márcio por 6x3.

Na prata, Paulo venceu Stival por 5x2. No outro confronto, Fernando garantiu sua vaga graças ao critério de desempate, já que empatou com Ton por 4x4.

Na Bronze, Carioca venceu Henrique por 6x3 e Burilli venceou Giovani por 3x1

Na grande final, Antonio Carlos Rodrigues fez um grande jogo contra Cássio, vencendo por 7x2, garantindo o título do torneio.

Na prata, Paulo venceu Fernando por 2x1

Na Bronze, Carioca goleou Burilli por 7x1.

Apesar de toda confusão e mal estar criado devido aos acontecimentos, valeu mais uma vez as novas amizades feitas e o estreitamento das amizades já existentes. Após o torneio, a organização ofereceu um churrasco aos participantes, pena que muitos não puderam ficar devido ao atraso no término do torneio.

Agora nossos botonistas se preparam para a 4° Etapa do Mineiro Individual, a ser disputada no final deste mês na cidade de Uberlândia.

*em breve adicionaremos à esta matéria outras fotos do torneio

Um comentário:

  1. Parabéns aos Organizadores e Participantes !!! O fato ocorrido na mesa é lamentável, mas é do jogo. Eu sempre quando estou com pressa, espero o meu adversário arrumar o lado em que vou sair, depois que já arrumou, não vejo o porquê esperar mais e prossigo e quase nunca ocorreu confusão, devido à minha própria arugmentação, afinal, arrumando o lado em que vou dar a saída, o resto pode se arrumar depois(inclusive a anotação na súmula do gol) onde primeiro, deva-se arrumar os botões e depois anotar o bendito gol. Quanto à atitude do veterano botonista, foi totalmente infantil. Lamentável em todos os aspectos, porém devemos dar o desconto que Ele estava com a cabeça quente, mas isso não se faz...é uma tremenda infantilidade...quando éramos crianças isso ocorria sempre, quando desagradávamos o "dono da bola" Este se returava e consigo levava o bem precioso e terminava a brincadeira. Esperemos que a "Criança" não fique de nariz virado e pare de fabricar a bolinha por conta desse papelão que Ele mesmo provocou. Essa é a minha opinião. Abraços!! Paulinho Meira

    ResponderExcluir