quarta-feira, 29 de junho de 2011

XXIII Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa

Aconteceu nesse feriado - 23 a 26 de junho - o vigésimo terceiro Campeonato Brasileiro de Futebol de Mesa, aqui em Poços de Caldas, no ginásio Dr. Arthur de Mendonça Chaves, com a presença de 200 botonistas de todos os cantos do país.

Vale deixar registrado aqui a presença de Robertinho e seu pai, Sr. Nilson, no C.T. da Sociedade Mineira no Shopping Poços de Caldas. Eles fizeram alguns amistosos contra Daniel e Sr. Hélio, conversaram bastante, e mostraram todo o carisma próprio dos grandes campeões.

Foram quatro dias de muita festa, grandes jogos, inúmeros gols e um clima de amizade entre todos os participantes.

A Sociedade Mineira esteve representada em todas as categorias:

Na categoria máster contamos com a presença do "folclórico" Sr. Hélio, que fez muita gente dar boas risadas com suas piadas. Pena que suas piadas não o ajudaram muito com a bola rolando, terminando na 15° posição da Extra.

Na adulto, marcaram presença Daniel Salles - que participou de seu 4° brasileiro, Carioca - sua 3° participação em brasileiros, e Fernando, estreiante em disputas nacionais.

Nosso destaque foi Fernando, especialista em trocas de times, que se encantou com a variedade do mercado e se esbanjou, batendo seu récorde de rolos feitos, chegando ao ponto de no último dia de competição não saber com qual time iria jogar, já que trocou simplesmente TODOS seus times.

No final Daniel foi o melhor atleta de Minas Gerais, terminando na 14° posição da Extra, seguido por Fernando, que terminou na 16° posição da mesma categoria. Carioca terminou na 13° posição da Copa Poços de Caldas.

Na categoria sub-18 nossas cores foram defendidas pelo menino do Carmo: Igor, tampém estreiante em competições nacionais. Igor terminou na 15° posição.

Na sub-15 esteve presente Leonardo, nosso garoto de 11 anos que participou pela primeira vez de um torneio oficial. Leo terminou na 16° colocação.

Na briga pelo principal título em disputa, o de Campeão Brasileiro Adulto de 2011, estavam presentes os campeões dos últimos 5 campeonatos: Quinho, do Palmeiras/SP, tricampeão brasileiro (2005, 2006 e 2007) e atual campeão mundial; Thiago Penna, do Ginástico/RJ, campeão em 2008, e o atual bicampeão Robertinho, do Clube Curitibano/PR (2009 e 2010).

Thiago Pena, que estava voltando a disputar competições nacionais após 2 anos de ausência, não foi bem no 2° dia e se afastou da disputa pelo título. Restou a ele buscar o título na Bronze, e foi o que aconteceu.

Já Quinho e Robertinho seguiam firme na disputa, porém devido à suas campanhas acabaram se encontrando nas quartas de final. Após um primeiro tempo equilibradíssimo, Robertinho mostrou que buscaria com todas as forças o título e definiu o jogo abrindo 3 gols de vantagem.

Na grande final, Robertinho encarou Sérgio Nenê com a vantagem do empate. Mas, após um início equilibrado, a experiência e precisão no chute do curitibano falou mais alto e o título ficou pela terceira vez consecutiva com Robertinho.

Robertinho e seu pai, Sr. Nilson

A classificação final de todas as categorias estão no site da FEFUMEMGE http://futmesaminas.blogspot.com
 
Mais importante que os resultados obtidos, os gols marcados e sofridos, nossos botonistas puderam assistir os melhores jogadores do país, aprender novas jogadas, e fazer muitas novas amizades.

Não podemos deixar de citar aqui nosso antigo atleta, Fred, que hoje defende as cores do Ginástico/RJ. Sua presença foi extremamente importante durante todo o evento, onde a FEFUMEMGE pode contar com sua ajuda em todos os momentos. No final, como forma de agradecimento não só pela ajuda durante o torneio, mas também durante todo o processo de estruturação da Federação, a diretoria da FEFUMEMGE ofereceu à ele um presente da Cristais São Marcos, além de um time vitrine com a escalação de todos os atletas da Sociedade Mineira, onde ele leva a camisa 14, seu número da sorte.

Outro personagem importante foi o presidente a CBFM, Sr. Jorge Farah, que desde o início apoiou a FEFUMEMGE em sua estruturaçao e comandou os trabalhos durante o campeonato de maneira brilhante, cumprindo sempre os horários programados. A "cereja no bolo" foi sua participação como "babá" do filho do Daniel, Vinícius, de 1 ano. Farah e Vinícius se divertiram na confraternização que aconteceu na churrascaria Pampa Shopping, na sexta a noite.
Daniel Salles (presidente da FEFUMEMGE e da Sociedade Mineira), Jorge Farah (presidente da CBFM) e Camila Salles (esposa de Daniel)
Agora a Sociedade Mineira se prepara para a 3° Etapa do Campeonato Mineiro Individual, onde seus atletas brigam pelos títulos de todas as categorias.

Julho também será um mês de muito futebol de mesa no Shopping Poços de Caldas, onde pelo 3° ano seguido será oferecido uma "oficina" aos frequentadores, e no final do mês será realizado um torneio para esses iniciantes.

2 comentários:

  1. Parabéns a todos aí, Daniel. Principalmente ao sr. Hélio. Uma pessoa especial que acabei de conhecer, mas que parecia conhece-lo a muito tempo. Demos boas risadas durante o campeonato. Gente boa. Grande abraço. Oswaldo Fabeni (oswfabeni@hotmail.com)

    ResponderExcluir
  2. Parabéns Daniel por ter conseguido trazer o Brasileiro para Poços, um sonho que muitos não acreditavam. É um orgulho jogar no Sociedade Mineira e ver que estamos abrindo portas para novos botonistas.
    Abraços
    Eduardo Carioca

    ResponderExcluir