terça-feira, 1 de janeiro de 2013

PARABÉNS SOCIEDADE MINEIRA: 3 ANOS DE VIDA!

Há exatamente 3 anos atrás, no dia 1° de janeiro de 2010, os irmãos Daniel e Omar jogavam futebol de mesa na varanda da casa de Daniel. A mesa, recém comprada, mesmo meio apertada na varanda, não impede a realização de várias partidas, muita conversa, e a constatação da necessidade de se existir um clube diferente, aberto a todos, que realmente divulgue o futebol de mesa em Poços de Caldas e em Minas Gerais.

Eis que surje a SOCIEDADE MINEIRA DE FUTEBOL DE MESA!

O começo foi muito difícil, muita gente "torcendo contra", mas, sempre com muita ética, coerência e respeito, aos poucos o clube foi ganhando novos atletas, alguns iniciantes e outros atletas de outras cidades que estavam sem clube.
 
O primeiro torneio em que o clube foi representado foi o Aberto de São Lourenço, em janeiro de 2010, onde apenas Daniel jogou pelo time. E nossa história já começou vitoriosa, já que Daniel foi o melhor mineiro colocado no torneio (na época era permitido a participação de atletas de outras federações nos torneios oficiais da FEFUMEMGE) e o ajudou a conquistar o título mineiro individual.
primeira participação da SM em torneios oficiais
Pouco tempo depois conseguimos a importantíssima contratação de nosso grande amigo Fred Martins, que apesar de morar em Niterói/RJ, não mediu esforços e participou de todas as etapas do Campeonato Mineiro individual e do Campeonato Mineiro de Equipes,.
 
Nosso primeiro torneio de equipes foi o Torneio Início da LitoVale, onde o clube participou como convidado (convite feito pelo amigo Rui, de Jacareí). Já nesse torneio, o clube surpreendeu os clubes da liga do vale do Paraíba e terminou na 3° colocação. A Sociedade Mineira foi representada por Daniel, Omar, Fred e Hommer.

1° equipe: Fred, Daniel Omar e Hommer
pódio do torneio início Litovale: Campeã Jacareí (ao centro) Vice Ubatuba (à esquerda) e 3° Sociedade Mineira
Logo depois os botonistas de São Lourenço se filiaram à Sociedade Mineira, já que a associação local havia sido desfeita.
 
No 1° Campeonato Mineiro de Equipes da história nosso clube terminou na maravilhosa 2° colocação, representado por Daniel, Omar, Fred (capitão), Hommer, Breno e Beto.
 
equipe vice-campeã mineira 2010: Daniel, Hommer, Fred, Beto, Omar e Breno
Após a realização do 2° Torneio de Inverno , em julho de 2010, nosso clube fecha uma importantíssima parceria com o Shopping Poços de Caldas, através de seu diretor de marketing Ilson Dutra. O clube possuía um espaço exclusivo para seus treinamentos e divulgação do esporte na cidade. O primeiro fruto desse trabalho é a filiação do garoto Leo, que hoje participa de todos os torneios.
 
 
 

 

Ainda em 2010, com Daniel e Fred liderando o ranking mineiro individual, cada um em sua categoria (adulto e máster) ambos se classificaram para o campeonato brasileiro, realizado em São Paulo.

Daniel e Fred no brasileiro individual (SP 2010)
Em meados de 2010 Breno decide sair do clube para retomar as atividades da Associação de São Lourenço.
 
No final da temporada 2010, o clube conquista os títulos mineiros individuais na categoria Adulto e Máster, já colocando no seu escudo 2 estrelas.
 
Campeões Mineiros 2010: Fred Campeão Máster e Daniel Campeão Adulto
Em 2011 o clube recebe os importantíssimos reforços de Fernando Garcia e Hélio, mas sentimos muito a saída de Fred, que voltou a jogar no Rio de Janeiro.
 
Após a 1° etapa do mineiro individual, quando a AFMA (Alfenas) decide se desfiliar da FEFUMEMGE, nosso clube recebe o reforço de 2 excelentes atletas: Eduardo "Carioca" e Igor Oliveira.
 
Mais uma vez fomos convidados a participar do Torneio Início da Liga LitoVale, desta em em São Sebastião, litoral norte paulista. E lá estávamos nós, e com mais uma grande participação conseguimos a 4° colocação.
 
Daniel, Fernando, Carioca e Igot
Em abril deste ano fomos até o Rio de Janeiro fazer um amistoso de equipes com os amigos do Ginástico.

amistoso SM x Ginástico na sede do Ginástico - Rio de Janeiro/RJ
Em junho participamos do Campeonato Brasileiro Individual, onde fomos os anfitriões da maior festa do futebol de mesa nacional, onde conhecemos os grandes botonistas do país, e pudemos realizar algumas partidas amistosas contra Robertinho e seu pai Nilson. Robertinho sagrou-se tetracampeão brasileiro aqui em Poços de Caldas.
 
encontro com Sr. Nilson e Robertinho

No 2° semestre de 2011 mais 2 atletas de Alfenas se juntaram a nós: Bellini e Guilherme. Mas também sentimos as saídas de alguns botonistas, como o Omar e Hommer, que abandonaram as mesas por motivos profissionais, além de Marines e Beto, que voltaram a defender a Associação de São Lourenço.
 
Em setembro criamos a COPA GERALDO DECOURT, com o objetivo de trazermos à Poços grandes botonistas e divulgar nosso clube e nosso esporte. A primeira edição contou com a presença de 20 botonistas, e nosso atleta Igor ficou com o título ao derrotar o lendário Hideo na final.



Em novembro levamos uma equipe até Petrópolis/RJ, sendo a 1° equipe mineira a participar de um Campeonato Brasileiro de Equipes, onde enfrentamos as principais equipes do país, como Palmeiras, Vasco, América/RJ, entre outros.

Daniel, Fernando, Carioca, Hélio e Igor
Na disputa da temporada individual estivemos durante todo o ano na liderança dos rankings Adulto e Juvenil, e brigando pelo vice-campeonato no Master. No final da temporada 2011, ficamos com as 3 primeiras colocações na Temporada Individualo Adulto (Campeão Fernando, vice Carioca e 3° Daniel). Na Juvenil, Igor levou o título com tranquilidade. Na máster conquistamos o vice Campeonato com Sr. Hélio.
 
Mas nosso principal objetivo era o título de Equipes, que por pouco não levamos em 2010. E após 2 turnos super disputados conquistamos o tão sonhado Título Mineiro de Equipes de 2011.

equipe do 1° turno: Igor, Fernando, Daniel, Hélio e Carioca
equipe campeã mineira 2011: Leo, Daniel. Carioca, Hélio e Fernando (Igor participou da campanha no 1° turno)
O ano de 2012 começou com a participação de nossa equipe no Super 4x4, torneio criado pelos amigos de Jacareí para substituir o Torneio Início da LitoVale, fechado apenas para integrantes da liga. O torneio contou com a presença de grandes equipes, como Santos, Corinthians, entre outras. Conseguimos surpreender algumas grandes equipes, ficando com a 4° colocação.
 
Carioca, Fernando, Helio, Daniel e Leo
Em março Daniel esteve em Barcelona, onde conheceu o futebol de mesa catalão, sua regra e sua belíssima organização, e presenteou os catalães com nossa camisa.

Marc Bosera, Daniel Salles e Jordi Soler
Sr. Marc Bosera (presidente) recebendo nossa camisa
  
Em junho nossos botonistas Daniel, Fernando e Carioca participaram do Campeonato Mundial, onde conheceram botonistas de vários países, além de conhecer a modalidade sectorball.
 
  
 
Daniel apitando uma partida entre Japão x Hungria
Em julho estivemos em Bauru, onde participamos de um triangular de equipes contra os anfitriões do Noroeste e o pessoal de Jaboticabal.
 
 
 
Em agosto fechamos uma parceria com a Associação Atlética Caldense, onde temos um grande Centro de Treinamentos com o objetivo de revelar novos botonistas.
antiga academia, onde dividiremos a sala com o tênis de mesa
cartazes fixados nos murais da sede social
 
Neste mesmo mês, o garoto Neto se junta a nossa equipe.
 
Com a presença de todos filiados (faltou apenas o Leo) conquistamos o Título mais importante da Temporada, o BICAMPEONATO Mineiro de Equipes.

equipe bicampeã mineira: Bellini, Fernando, Hélio, Neto, Marines, Carioca, Daniel e Igor
Em setembro participamos pela 2° vez consecutiva do Campeonato Brasileiro de Equipes, com a participação de nosso mais novo associado, Sr. Cláudio, botonista paulistano dos tempos de Geraldo Decourt, que sempre passa suas férias em Poços de Caldas e nos encontra desde 2009. Mesmo com apenas 3 botonistas, já que nossos botonistas não puderam estar presentes, marcamos presença no torneio.

nosso elenco: WO, Fernando, Sr. Cláudio e Daniel

Em outubro realizamos a 2° Copa Geraldo Decourt, com a presença recorde de 36 botonistas. E nosso botonista Fernando conquistou o título ao derrotar João Pedro na final.
 
participantes da 2° Copa Geraldo Decourt
pódio Série Ouro
 


No encerramento da Temporada, realizamos o 1° Torneio Interno, onde Daniel venceu os 2 turnos e levou o Título.
 
Mas, mais do que títulos, nosso grande objetivo é fazer novas amizades, e lutar para que a cada dia mais gente conheça e pratique o futebol de mesa, independente de jogar ou não pela Sociedade, ou mesmo que não jogue torneios oficiais, apenas se divirta com nosso esporte. E, mesmo com alguns perscaustos pelo caminho, temos conseguido cumprir nossa missão.


Agradecemos a todos que, de uma forma ou de outra, tem nos ajudado a crescer nestes 3 anos, e esperamos que os próximos anos sejam de muito sucesso, não só à Sociedade, mas ao futebol de mesa.
 
Sucesso e Vida Longa à Sociedade Mineira!


Um comentário:

  1. Cada vez que vejo a história da Sociedade Mineira sendo escrita, vejo como fomos todos importante para o avanço do 12 toques em MG!!!!Amizade, dedicação, lealdade e principalmente Amor ao esporte faz com que a Sociedade Mineira sirva de exemplo para todos. Feliz aniversário!!!! Está "criança" de três anos já faz este estrago todo, imagina quando virar um adolescente rebelde!!!!!
    Parabéns a todos!!!
    Frederico Martins - Representante do Clube Ginástico Desportivo- 12 toques

    ResponderExcluir