terça-feira, 11 de setembro de 2012

6° Campeonato Brasileiro de Equipes: Palmeiras Tetracampeão!

Aconteceu nos dias 7 a 9 de setembro, na cidade de São Bernardo do Campo/SP, o 6° Campeonato Brasileiro de Equipes - modalidade 12 toques. O torneio estava programado para acontecer em Poços de Caldas, mas por conta da realização das Olimpíadas Escolares na cidade não tivemos local disponível.

Com isso, quem teve a honra de sediar o torneio mais importante do futebol de mesa nacional foi o clube Meninos, que recebeu em sua belíssima sede social os principais clubes do futmesa do país, que brigavam pela conquista do título de Campeão Brasileiro de 2012.

Além de conhecer o clube, tivemos a oportunidade de conhecer o belíssimo departamento de futmesa do clube, muitíssimo bem administrado pelo Vinícius Ramalho. Ele e seus amigos transformaram um antigo depósito abandonado dentro do clube em uma belíssima sala com ar condicionado, piso emborrachado, e tudo que é necessário para realizar seus treinamentos e receber jogos oficiais da Federação Paulista.

hino nacional

O Campeonato

Estavam presentes 16 clubes, com alguns destaques entre os favoritos:

- Palmeiras, maior campeão nacional com 3 títulos (2007, 2008 e 2009) veio para a disputa para tentar reaparecer entre os grandes, já que não vem bem no campeonato estadual deste ano

- Corinthians, campeão brasileiro de 2010 e líder do paulista de 2012, montou uma equipe fortíssima para tentar conquistar o bicampeonato

- IVN/PR, atual campeão, também buscava o bicampeonato

- Clube Curitibano, que veio com uma equipe com atletas de altíssimo nível, como Robertinho, tetracampeão brasileiro, Rogério, campeão mundial e Almo, multicampeão máster

- América/RJ, que apesar de nunca ter sido campeão, sempre figura entre as principais equipes e conta com atletas do mais alto nível, entre eles Fábio Borges, Pedreira e Lucas, vice-campeão mundial

A Sociedade Mineira foi a única representante de Minas Gerais, e teve seríssimos problemas para levar uma equipe para esta competição, já que muitos atletas tiveram problemas pessoais e não puderam estar presentes. Com isso, montamos uma equipe com apenas 3 atletas: Daniel, Fernando e o recém contratado Sr. Cláudio. Com isso, já entramos em todas as partidas com um placar adverso de 12 pontos. Mas, mesmo com todas essas adversidades, cumprimos nossa missão, que era estar presente e honrar nosso estado e nosso clube, mantendo sempre o espírito esportivo e estreitando os laços de amizades com os outros clubes.

nosso elenco: WO, Fernando, Sr. Cláudio e Daniel

Os clubes foram dividos em 4 grupos, onde se enfrentaram em turno único. Os 2 melhores se classificavam para a Taça Ouro e os demais para a Taça Prata.

Grupo 1
Círculo Militar
Clube Curitibano
Santos
Cisplatina

Grupo 2
Corinthians
Ginástico
Sociedade Mineira
Meninos

Grupo 3
Maria Zélia
América
Grêmio Londrinense
Bloco do R

Grupo 4
Palmeiras
IVN
Goiás
Flamengo/SP

Nesta primeira fase nenhuma surpresa, os favoritos passaram sem maiores dificuldades, e nós terminamos em 4° lugar.

Na 2° fase os confrontos foram mais emocionantes, já que os grandes tiveram que jogar muito para conquistar uma vaga nas semifinais.

No Grupo 1 da Ouro, o Clube Curitibano confirmou o favoritismo e terminou em 1° lugar com 3 vitórias. Na disputa pela segunda vaga os donos da casa surpreenderam o tradicionalíssimo Maria Zélia e os atuais campeões do IVN.

No Grupo 2, 4 grandes favoritos brigavam por 2 vagas. O América ficou com a primeira colocação ao vencer o Palmeiras e o Círculo Militar. O Palmeiras ficou com a segunda vaga ao vencer o Corinthians e empatar com o Círculo Militar, mesma campanha que o Círculo, porém com melhor campanha na primeira fase.

No Grupo 1 da Prata, nosso clube enfrentou o Santos, o Flamendo de Americana e o Bloco do R, de Itu, mas fomos eliminados com 3 derrotas. O Santos ficou com a primeira colocação com 3 vitórias, seguido pelo Bloco do R.

nossa bandeira marcando presença nos principais torneios navionais
No Grupo 2 o Ginástico venceu todas suas partidas e ficou com a primeira colocação, seguido pelo Goiás, que empatou com o Grêmio Londrinense e o Cisplatina, mas ficou com a vaga devido a melhor campanha na 1° fase.

Nas semifinais da Ouro, o Curitibano enfrentou o Palmeiras. O Palmeiras veio embalado após vencer seu arquirival Corinthians e desbancou os favoritos, vencendo com um incontestável 31x16. Na outra semifinal o América/RJ enfrentou os donos da casa e venceu por 30x18.

Na Prata, o Santos derrotou o Goiás por 33x12 e o Ginástico eliminou o Bloco do R por 34x10.

Na grande final, o Palmeiras atropelou o América/RJ e levantou seu 4° título com uma vitória brilhante: 31x13.
Palmeiras - Tetracampeão Brasileiro
Na final da Prata, nossos amigos do Ginástico venceram o Santos por 28x16.
Ginástico/RJ - Campeão Brasileiro - série Prata
Parabéns Sociedade Esportiva Palmeiras, maior campeão brasileiro, parabéns Dinei, grande amigo do Sr. Cláudio e nosso amigo, que veio nos visitar aqui em Poços de Caldas há alguns meses atrás.
Parabéns ao Ginástico/RJ, clube de nossos amigos Fred, Rogerinho, Evandro, Ismael, Thiago, Dudu, Luis Fernando, e tantos outros. Pessoal que tem nos ajudado muito nestes poucos anos que temos de futmesa, sempre parceiros nas viagens, pessoal que ama o futmesa e as amizades que esse esporte nos proporciona.

Esperamos todos clubes aqui em Poços de Caldas, em 2013, para o 7° Brasileiro de Equipes. A Sociedade Mineira já tem vaga garantida, já que conquistou o Campeonato Mineiro deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário